CITECS
 
 
 
 
 

Notícias

23/09 Coorte virtual utilizará dados do Cadastro Único do Bolsa Família

O acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério de Desenvolvimento Social, Fiocruz, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), assinado ontem (22/09) na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, possibilitará um sonho arrojado: a realização de um estudo de coorte baseado nos dados de cerca de 80 milhões de brasileiros que se beneficiam dos programas sociais do governo federal. A base de dados será o Cadastro Único (CadÚnico).

A apresentação do projeto foi realizada por um de seus idealizadores e proponentes do projeto, Prof. Maurício Barreto (Coordenador INCT-Citecs). Numa verdadeira aula em que expôs alguns dos principais conceitos que norteiam as investigações epidemiológicas, Barreto destacou dados que já vinha acompanhando em seus estudos, como a redução da desnutrição entre crianças de 01 a 05 anos e das hospitalizações por conta de diarreia nas áreas cobertas pelo programa e pelo Estratégia Saúde da Família (ESF). “Vivemos um momento de forte transição demográfica em nossa população, com mudanças significativas, como a queda da mortalidade infantil, e, recentemente, com a saída do Brasil do mapa da fome da FAO. Há um interesse grande em conhecer os mecanismos de transição dessa pobreza e como se articulam com outras ações do Estado”.

O objetivo do convênio é construir uma plataforma de estudos e avaliações contínuas dos impactos e efeitos do programa Bolsa Família e outras políticas públicas sociais, a partir de estatísticas populacionais referenciadas no CadÚnico e em outros registros de grandes bases de dados nas áreas da Educação, Saúde e Trabalho que tenham grau de maturidade apropriado e informações em nível individual.

 

Fonte/Matéria na Íntegra: http://www.abrasco.org.br

Instituto de Saúde Coletiva / UFBA
Rua Basílio da Gama, s/n - Canela
Salvador, Bahia - Brasil
CEP 40110-140
  Dengue na Web Elsa Brasil Net Escola (71) 3283-7380