CITECS
 
 
 
 
 

Notícias

11/12 Pesquisadores do Citecs participam da comemoração de 10 anos do Proar

 

Na última sexta-feira (7/12) O programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica na Bahia  (ProAR), comemorou seus 10  anos  de existência com uma cerimônia, seguida de coquetel, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Estavam presentes os pacientes do Proar, além dos alunos, professores e pesquisadores da UFBA. Durante a solenidade, a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa iniciou o discurso elogiando o Proar e mencionando a importância do tratamento que a instituição  oferece: "uma doença  tão complicada como a Asma, é importante para a população receber  atenção de um programa que tem mantido a redução de internamento nos hospitais",ressaltou Dora.
 
Outro destaque da cerimônia foi a presença da Pesquisadora  da Faculdade de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Laura Rodrigues, que fez uma conferência sobre as enfermidades respiratórias, além de destacar a importância do Proar e a  parceria do programa com a London School.
 
O coordenador do Citecs, Maurício Barreto, presidiu a mesa do evento junto ao coordenador geral do Proar, Adelmir Souza Machado e o coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da UFBA, Álvaro Cruz. Para Adelmir, o Programa para Controle de Asma na Bahia (ProAr), já venceu muitos obstáculos, mas ainda  precisa avançar muito."Já demos o primeiro de muitos passos;  embora exista uma parcela muito pequena de pacientes que têm sido  assistidos pelo Proar, ainda há muito mais gente que precisa ser atendida pelo programa  e que receba assistência multidisciplinar,  medicação gratuita, e que tenha algum tipo de orientação  e informação. Mas para isso acontecer, precisamos  ser um sistema de referência muito melhor do que que já somos", ressaltou Adelmir Souza.
 
O Programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica na Bahia (ProAR), foi implantado em 2002, priorizando o atendimento aos asmáticos graves em quatro centros de referência em Salvador. Análises preliminares de pacientes acompanhados no ProAR demonstraram expressiva redução no consumo de recursos de saúde, redução dos custos familiares e governamentais, elevação da renda familiar e da qualidade de vida destes pacientes. Em outro estudo realizado por meio de análise populacional, foi possível observar sensível diminuição das taxas de hospitalização, com tendência a redução da mortalidade hospitalar por asma em Salvador, após a implantação do programa.
Asma e Rinite alérgica 
A asma é uma doença que se caracteriza por falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse, resultado de uma inflamação crônica nos brônquios e consequente sensibilidade exagerada. A asma pode ser controlada com medicações e cuidados com o ambiente, mas não se pode garantir uma cura definitiva, podendo levar à asfixia, se não for realizado tratamento adequado.
Já a rinite alérgica é uma inflamação no nariz. A causa mais comum da rinite aguda é o resfriado comum, enquanto na crônica é a alergia, constituindo a rinite alérgica. Tal como  a asma, a rinite também tem controle com medicações e cuidados preventivos, mas sem cura definitiva.

Na última sexta-feira (7/12) O programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica na Bahia  (ProAR) comemorou seus 10  anos  de existência com uma cerimônia, seguida de coquetel, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estavam presentes os pacientes do Proar, além dos alunos, professores e pesquisadores da UFBA.

Durante a solenidade, a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa iniciou o discurso elogiando o Proar e mencionando a importância do tratamento que a instituição  oferece: "uma doença  tão complicada como a Asma, é importante para a população receber  atenção de um programa que tem mantido a redução de internamento nos hospitais",afirmou  Dora. 

Outro destaque da cerimônia foi a presença da Pesquisadora  da Faculdade de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) Laura Rodrigues, fez conferência sobre as enfermidades respiratórias, além de destacar a importância do Proar e a  parceria do programa com a London School. 

O coordenador do Citecs, Maurício Barreto, presidiu a mesa do evento junto ao coordenador geral do Proar, Adelmir Souza Machado e o coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da UFBA, Álvaro Cruz. Para Adelmir, o Programa para Controle de Asma na Bahia (ProAr) já venceu muitos obstáculos, mas ainda  precisa avançar muito."Já demos o primeiro de muitos passos; embora exista uma parcela muito pequena de pacientes que têm sido  assistidos pelo Proar, ainda há muito mais gente que precisa ser atendida pelo programa  e que receba assistência multidisciplinar,  medicação gratuita, e que tenha algum tipo de orientação  e informação. Mas para isso acontecer, precisamos  ser um sistema de referência muito melhor do que que já somos", ressaltou Adelmir Souza.

 O Programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica na Bahia (ProAR) foi implantado em 2002, priorizando o atendimento aos asmáticos graves em quatro centros de referência em Salvador. Análises preliminares de pacientes acompanhados no ProAR demonstraram expressiva redução no consumo de recursos de saúde, redução dos custos familiares e governamentais, elevação da renda familiar e da qualidade de vida destes pacientes. Em outro estudo realizado por meio de análise populacional, foi possível observar sensível diminuição das taxas de hospitalização, com tendência a redução da mortalidade hospitalar por asma em Salvador, após a implantação do programa.
 

Asma e Rinite alérgica 

A asma é uma doença que se caracteriza por falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse, resultado de uma inflamação crônica nos brônquios e consequente sensibilidade exagerada. A asma pode ser controlada com medicações e cuidados com o ambiente, mas não se pode garantir uma cura definitiva, podendo levar à asfixia, se não for realizado tratamento adequado.Já a rinite alérgica é uma inflamação no nariz. A causa mais comum da rinite aguda é o resfriado comum, enquanto na crônica é a alergia, constituindo a rinite alérgica. Tal como  a asma, a rinite também tem controle com medicações e cuidados preventivos, mas sem cura definitiva.

Instituto de Saúde Coletiva / UFBA
Rua Basílio da Gama, s/n - Canela
Salvador, Bahia - Brasil
CEP 40110-140
  Dengue na Web Elsa Brasil Net Escola (71) 3283-7380