CITECS
 
 
 
 
 

Notícias

07/12 A qualidade do ar em Salvador foi discutida durante Workshop

Nos dias 01 e 02 de dezembro, Salvador foi palco de discussões sobre a melhoria da qualidade do ar até a copa 2014, durante o “II Workshop Poluição Atmosférica e Saúde Humana”, que aconteceu no Auditório da Odebrecht. O evento consolidou o Núcleo Intersetorial para a Qualidade do Ar (NIQA) em Salvador, que visa prestar serviço de suporte às tomadas de decisões para as políticas públicas.

Importantes pesquisadores e representantes de órgãos ligados à área da saúde e meio ambiente participaram do evento e contribuíram nas discussões para a implantação no NIQA, como Juliana Villardi, do Ministério da Saúde, Vinicius Antão, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC/ATSDR), Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo – USP e Simone Miraglia, da UNIFESP.

“O desafio deste evento é muito maior do que entender a relação saúde e ambiente, é entender esse processo dentro do Sistema Único de Saúde”, afirmou Juliana Villardi do Ministério da Saúde, na mesa de abertura que ainda contou com a participação de Eduardo Mota (ISC/UFBA) e Eduardo Fontoura (Cetrel).

Os custos da poluição atmosférica e os procedimentos para avaliar os riscos em poluição do ar e saúde humana foram os temas que mais de destacaram durante o primeiro dia do evento. No segundo dia, o tema que ganhou mais ênfase foram os encaminhamentos para a criação do protocolo do NIQA, que definiu os sub-grupos de trabalho e iniciou a elaboração de um documento, baseado em diversos dados, que será apresentado ao prefeito da cidade de Salvador e ao governador do estado da Bahia.

O NIQA visa o treinamento de recursos humanos dos setores de saúde e do ambiente, o desenvolvimento de projetos pilotos para avaliar o impacto das emissões e o envolvimento da sociedade. Além disso, tem como meta a campanha “Copa Verde, Ar Limpo” lançada durante o evento.

“O que esperamos é que este projeto (NIQA) deixe seu legado para a cidade pós Copa 2014, seja através da redução dos poluentes, seja pela rede de monitoramento e capacitação para análise dos dados que será desenvolvido”, afirma Nelzair Vianna, que integra a coordenação do evento juntamente com o professor Sebastião Loureiro.

O Workshop foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (CITECS) e a CETREL. Além disso, contou com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). 

Instituto de Saúde Coletiva / UFBA
Rua Basílio da Gama, s/n - Canela
Salvador, Bahia - Brasil
CEP 40110-140
  Dengue na Web Elsa Brasil Net Escola (71) 3283-7380