CITECS
 
 
 
 
 

Notícias

05/12 Inovação em Saúde é tema de seminário que acontece nesta segunda e terça em Salvador

Na manhã desta segunda-feira (5/12), pesquisadores, representantes do governo, empresa e sociedade se reuniram para a abertura do IV Seminário Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde, que coloca em discussão o papel que a Universidade, o Governo, as Empresas e a Sociedade exercem enquanto promotores da inovação em saúde. O evento está sendo realizado no Othon Palace Hotel – Ondina, com programação na tarde de hoje e durante todo o dia desta terça-feira (06).

Na mesa de abertura estavam presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) - Paulo Câmera, o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) – Roberto Paulo Machado, o coordenador do evento – Sebastião Loureiro, a vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) - Isabela Cardoso. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) foi representada por Gisele Santana.

Em sua fala de abertura, Sebastião Loureiro ressaltou a necessidade do conhecimento ultrapassar os muros da universidade. “Nosso objetivo não é apenas produzir conhecimento. Temos a obrigação de criar mecanismos que, de fato, melhorem a saúde da população”.

Para Paulo Câmera, a universidade, o governo e as empresas devem trabalhar no sentido de atender às demandas da sociedade. Compartilhando este pensamento, Gisele Santana abordou que não se pode falar em país desenvolvido, sem o envolvimento do estado na promoção da Ciência e Tecnologia.

A primeira conferência do evento contou com a participação de Luigi Orsenigo da University Institute For Advanced Studies – Pavia – Itália. Segundo ele, as interações entre universidade, governo e mercado são de longas datas, porém, problemas no processo de transferência tecnológica têm marcado essa relação. “As universidades devem contribuir para o desenvolvimento econômico, seja no âmbito regional, local ou mundial. Neste sentido, elas devem ser empreendedoras, sejam como incubadoras, seja através dos parques tecnológicos”, completa.

Ainda durante a manhã, ocorreu a mesa “Rede de Conhecimento/Financiamento para Pesquisa” que discutiu os modelos do trabalho em rede e a importância deste tipo de organização para a saúde no Brasil. Participaram da discussão Everton Nunes da Silva (DECIT), José Fernando Perez (RECEPTA), Manoel Barral-Netto (CNPq). A mesa foi coordenada por Maria Helena Lima Sousa (ABRES).

O evento está sendo transmitido ao vivo através do endereço: www.seminario.pecs.ufba.br.

O IV Seminário Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde é uma realização do Programa Integrado Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS / ISC / UFBA), do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CITECS), e do Instituto de Saúde Coletiva (ISC / UFBA), se configurando como uma oportunidade de fortalecimento da rede de cooperação interinstitucional, voltada para a discussão e proposição de políticas relacionadas à promoção da inovação na área de saúde.

 

Instituto de Saúde Coletiva / UFBA
Rua Basílio da Gama, s/n - Canela
Salvador, Bahia - Brasil
CEP 40110-140
  Dengue na Web Elsa Brasil Net Escola (71) 3283-7380